quarta-feira, 20 de junho de 2012

Valores Fundamentais






Os Valores Fundamentais de Jovens Com Uma Missão

Jovens Com Uma Missão (JOCUM) reconhece a Bíblia como a palavra de Deus e, com a inspiração do Espírito Santo ela é o ponto referencial e autoridade suprema para todos os aspectos de nossas vidas e ministérios. Baseada na verdade de Deus, quem Ele é e Sua iniciativa de salvação, as seguintes respostas da parte da JOCUM são fortemente encorajadas:Adoração: Somos chamados a louvar e adorar a Deus e a Ele somente Santidade: Somos chamados a viver vidas santas e justas, que exemplificam a natureza do nosso Deus.Testemunho: Somos chamados a testemunhar sobre o Evangelho de Jesus Cristo àqueles que não O conhecem.Oração: Nós somos chamados a praticar a oração intercessória pelos povos e por aquilo que esteja no coração de Deus, incluindo posicionarmos contra o mal em todas as suas formas.Comunhão: Somos chamados a nos comprometer com a Igreja, tanto em sua expressão de cuidado local como em sua expressão de multiplicação móvel.Os Valores Fundamentais de Jovens Com Uma Missão são a expressão de nossas crenças básicas, unidas a diretrizes específicas dadas por Deus desde que JOCUM foi criada em 1960. Eles foram registrados aqui para passarmos às próximas gerações aquilo que Deus tem enfatizado para nós.Estas crenças e valores que compartilhamos são os princípios que guiaram o crescimento no passado e que guiarão o crescimento no futuro de nossa Missão. Alguns deles são compartilhados por todos cristãos em todo lugar, outros são distintos de Jovens Com Uma Missão. A combinação destas crenças e valores compõem as características singulares da família de JOCUM – é o nosso “DNA”. São valores que guardamos com muito carinho, pois determinam quem somos, como vivemos e como tomamos decisões.

1. CONHECER A DEUSJOCUM é comprometida em conhecer a Deus, Seu caráter, Sua natureza e Seus caminhos. Nós buscamos refletir quem Ele é através de nossas vidas e nosso ministério, em todos os aspectos. O desejo de compartilhar dEle com outros flui automaticamente do fato de O conhecermos e nos alegrarmos nesta comunhão com Ele.

2. FAZÊ-LO CONHECIDOJOCUM é chamada a fazer Deus conhecido por todo o mundo e em cada área da sociedade através de evangelismo, treinamento e ministérios de misericórdia. Cremos que a salvação de almas deve resultar em transformação de sociedades obedecendo, assim, o mandamento de Jesus de fazer discípulos de todas as nações.

3 . OUVIR A VOZ DE DEUSJOCUM é comprometida em criar com Deus através do ouvir a Sua voz, orando Suas orações e obedecendo Seus mandamentos tanto nas pequenas como nas grandes coisas. Nós colocamos nossadependência no ouvir a Sua voz como indivíduos, juntos num contexto de equipe e em reuniões corporativas como parte essencial do nosso processo de tomada de decisão.

4. PRATICAR ADORAÇÃO E ORAÇÃO INTERCESSÓRIAJOCUM se dedica a adorar a Jesus e se engajar em oração intercessória como aspectos essenciais da vida diária. Nós também reconhecemos a intenção de Satanás de destruir o trabalho de Deus e invocamos o poder de Deus e o Espírito Santo para vencermos suas estratégias nas vidas dos indivíduos e nas questões de nações.

5. SER VISIONÁRIAJOCUM é chamada a ser visionária, continuamente recebendo, nutrindo e liberando visão nova de Deus. Nós apoiamos o pioneirismo de novos ministérios e métodos, sempre abertos a sermos radicais para que sejamos relevantes para todas as gerações, povos e esferas da sociedade. Cremos que o chamado apostólico da JOCUM requer a integração de líderes espirituais veteranos, liberdade no Espírito e liberdade, centrado na Palavra de Deus.

6. DEFENDER OS JOVENSJOCUM é chamada a defender os jovens. Nós cremos que Deus deu dons e chamou pessoas jovens a iniciarem e encabeçarem visão e ministério. Nos comprometemos a valorizar, confiar, treinar, incentivar, dar espaço e liberar jovens. Eles não são apenas a Igreja do futuro; eles são a Igreja de hoje. Nos comprometemos a seguí-los aonde eles nos guiarem, conforme a vontade de Deus.

7. SER UMA ESTRUTURA AMPLA E DESCENTRALIZADAJOCUM tem uma estrutura ampla e diversificada sendo, ao mesmo tempo, integrada. Somos uma família global de ministérios unida por propósitos, visão, valores e relacionamentos comuns. Cremos que estruturas devem servir ao povo e aos propósitos de Deus. Cada ministério, em todos os níveis, tem o privilégio e a responsabilidade de prestar contas a um grupo de liderança veterana (anciões) que por sua vez presta contas num nível internacional à Equipe de Liderança Global da JOCUM (GLT).

8. SER INTERNACIONAL E INTERDOMINACIONALJOCUM é internacional e interdominacional tanto em termos globais com em suas bases locais. Nós cremos que a diversidade étnica, linguística e denominacional, juntamente com os aspectos culturais redimidos são fatores positivos que contribuem para a saúde e crescimento da Missão.

9. TER UMA COSMOVISÃO BÍBLICAJOCUM é chamada a ter uma cosmovisão Bíblica. Cremos que a Bíblia faz uma divisão clara entre o bem e o mal; o certo e o errado. As dimensões práticas da vida são tão espirituais quanto as expressões ministeriais. Tudo que é feito em obediência a Deus é espiritual. Nós buscamos honrar a Deus em tudo que fazemos, equipando e mobilizando homens e mulheres de Deus para ocuparem posições de serviço e influência em todas as áreas da sociedade.

10. TRABALHAR EM EQUIPESJOCUM é chamada a trabalhar em equipes em todos os aspectos de ministério e liderança. Cremos que uma combinação de dons que se complementam, assim como chamados, perspectivas, ministérios e gerações diferentes trabalhando juntos em unidade em todos os níveis de nossa Missão nos fornece sabedoria e segurança. O buscar da vontade de Deus e o tomar decisões num contexto de equipe permite um prestar de contas sadio e contribue para um nível maior de relacionamento, motivação e responsabilidade, além de nos fazer sentir parte da visão.

11. LÍDER SERVOJOCUM é chamada a ter a liderança serva como estilo de vida , ao invés de uma liderança hierárquica. Um líder servo é aquele que honra os dons e chamados de Deus na vida daqueles que estão debaixo de seu cuidado e protege os direitos e privilégios deles. Assim como Jesus serviu a Seus discípulos, nós enfatizamos a importância dos que teem responsabilidades de liderança servirem seus liderados.

12. PRIMEIRO FAZER, DEPOIS ENSINARJOCUM é comprometida em fazer primeiro, para então ensinar. Nós cremos que experiência pessoal em primeira mão dá autoridade às nossas palavras. Caráter piedoso e um chamado de Deus são mais importantes que os dons,  habilidades e perícia de um indivíduo.

13. SER ORIENTADA POR RELACIONAMENTOSJOCUM é dedicada a ser orientada por relacionamentos em nossa maneira de viver e trabalhar juntos. Desejamos estar unidos através de vidas de santidade, apoio mútuo, transparência, humildade e comunicação aberta, ao invés de uma dependência em estruturas e regras.

14. VALORIZAR O INDIVÍDUOJOCUM é chamada a valorizar cada indivíduo. Cremos em oportunidades iguais e justiça para todos. Cremos que, tendo sido criadas à imagem de Deus, pessoas de todas as nacionalidades, idades e funções teem contribuições e chamados distintos. Somos comprometidos em honrar o dom de liderança e ministério dado por Deus tanto a homens como a mulheres.

15. VALORIZAR FAMÍLIASJOCUM afirma a importância de famílias servindo a Deus juntas em missões, não apenas o pai e/ou a mãe. Nós encorajamos o desenvolvimento de unidades familiares fortes e sadias, com cada membro compartilhando o chamado para missões e contribuindo com seus dons de uma maneira singular e complementar.

16. DEPENDER DE SUSTENTO BASEADO EM RELACIONAMENTOSJOCUM é chamada a um sistema de sustento baseado em relacionamentos, dependendo de Deus e de Seu povo para provisão financeira, tanto como organização quanto como indivíduos. Cremos que este tipo de sustento promove responsabilidade, prestação de contas, comunicação e oração mútua. Envolve o mantenedor como parceiro no ministério. Assim como Deus e outros têm sido generosos para conosco, nós também somos encorajados a sermos generosos. JOCUMeiros dão de si mesmos, seu tempo e talentos à Deus através da Missão sem nenhuma expectativa de remuneração.

17. PRATICAR HOSPITALIDADEJOCUM afirma o ministério de hospitalidade como uma expressão do caráter de Deus e do valor das pessoas. Cremos que é importante abrirmos nossos corações, casas, nossos campus e bases para servir e honrar uns aos outros, aos nossos convidados e ao pobre e necessitado, não como um ato de protocolo social, mas como uma expressão de generosidade.

OBS: Os três documentos de Jovens Com Uma Missão são Os Valores Fundadores de Jovens Com Uma MissãoO Pacto de Manila e A Carta Magna Cristã. (Os Valores Fundamentais da JOCUM foram aprovados pela Equipe de Liderança Interncaional (GLT) em Agosto de 2003  e publicado em fevereiro de 2004.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário